Qual o número ideal de pontos numa escala de avaliação?

Qual o número ideal de pontos numa escala de avaliação?

A utilização de escalas facilita o processo de recolha de dados dos clientes permitindo obter informação sobre a ordem ou magnitude das variáveis a medir. As escalas devem ser unidimensionais, ou seja envolver uma única dimensão o que, em termos práticos, significa que a escala deve apenas medir um atributo.

Mas qual deve ser a dimensão ou número de pontos da escala?

Todos os instrumentos de medida devem ter uma resolução suficiente. Este princípio é aplicado aos aparelhos de raio X, às máquinas fotográficas mas também às escalas usadas nos questionários. Caso contrário, não será possível encontrar diferenças estatisticamente significativas entre diferentes segmentos o que degrada a precisão dos resultados e limita os métodos de análise de dados que é possível utilizar.

Deste modo, uma escala binária (0/1) está completamente excluída pois não permite quaisquer discriminações. Mas o mesmo se passa com escalas com cinco e sete pontos que, no entanto, são frequentemente utilizadas em estudos de experiência do cliente.

Com efeito, num mercado relativamente competitivo em que é fácil encontrar alternativas, os clientes insatisfeitos abandonam a empresa. Deste modo as respostas dos clientes num inquérito de satisfação não têm uma distribuição normal. Assim , numa escala de 1 a 5 , os valores 1 , 2 e mesmo 3 terão uma frequência muito menor do que os valores 4 e 5 o que coloca o problema da discriminação já que existirá uma grande concentração de respostas nestes dois valores. A escala de sete pontos reduz este problema mas não o resolve.

Acresce que estas escalas têm um número impar de pontos. Nestas escalas o ponto intermédio pode ser utilizado por entrevistados que não querem tomar posição ou também por aqueles que não tendo opinião, substituem a resposta “não sei” ou “não tenho experiência” pelo ponto médio da escala. Numa escala com um número par de pontos o entrevistado tem de tomar posição pelo que a resposta é mais precisa.

Em teoria quanto maior for o número de pontos da escala melhor seria já que permitiria uma maior discriminação. No entanto, a partir de um determinado número de pontos, o entrevistado tem dificuldade em discriminar, tornando o questionário de resposta difícil.

Tendo em atenção, o referido anteriormente a escala de 10 pontos é aquela que melhor responde às questões levantadas, razão porque é utilizada nos principais estudos internacionais de satisfação e experiência do cliente. É também esta a escala privilegiada pela Qmetrics.


Outros Blogs

Mais algumas informações que lhe podem interessar

Cinco Boas Práticas na  Elaboração de Questionários  de experiência do Cliente

Cinco Boas Práticas na Elaboração de Questionários de experiência do Cliente

Saber Mais +
Qual a duração ideal dos questionários online?

Qual a duração ideal dos questionários online?

Saber Mais +

Outros Blogs

Mais algumas informações que lhe podem interessar