Quem somos


A Nossa História

2000

Criação da Qmetrics, S.A.

2002

Criação do Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) em parceria com a APG - Associação Portuguesa de Gestores de Pessoas, a APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade e a empresa Qual.

2007

Criação da Qdata, Lda., empresa especializada na recolha de dados, dando início à criação do Grupo Qmetrics.

2011

Criação da CloudMetrics, serviço especializado na monitorização das redes sociais.
Criação do prémio Melhores Fornecedores em Recursos Humanos, em parceria com a Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos (APG) e a empresa Mínimos Quadrados.

2012

Criação do prémio Best Team Leaders em parceria com a Tema Central.

2017

Estabelecimento de parcerias com as empresas internacionais Qualtrics e Clarabridge.

2019

Criação do Barómetro Gerador Qmetrics.

2020

Atualização da estrutura do Grupo Qmetrics: criação da empresa QGA, S.A. e da empresa Qmetrics, Lda. Estabelecimento de parceria com a Microsoft na área da experiência do Cliente. Líder do consórcio internacional selecionado pela Comissão Europeia para realizar o projeto “Measuring the Cultural and Creative Sectors in the EU”


Missão, Visão e Valores

Missão

A missão central da Qmetrics é contribuir para a competitividade das empresas, apoiando-as no fornecimento de produtos e/ou serviços com os níveis de qualidade que asseguram uma experiência positiva dos seus clientes e colaboradores e, consequentemente o seu desenvolvimento num mercado cada vez mais competitivo e global.

Visão

A Qmetrics pretende ser uma referência de rigor e profissionalismo nas suas áreas de atividade, com elevada capacidade de inovação e de criação de valor para os seus clientes.

Valores

Os principais valores que pautam a atividade da Qmetrics são:

Excelência

Excelência

Procuramos sempre ir mais além na melhoria da qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes.

Inovação

Inovação

Estamos sempre abertos a novas ideias que nos permitam melhorar as nossas metodologias de trabalho.

Integridade

Integridade

Consideramos que a necessidade de competir não exclui o dever de ser honesto e íntegro nos nossos comportamentos.

Respeito

Respeito

Respeitamos os colaboradores, os clientes, os parceiros e o conjunto da comunidade.

Trabalho em Equipa

Trabalho em Equipa

Reconhecemos que ser membro de uma equipe de sucesso é tão importante no trabalho como na vida.

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

As nossas preocupações vão muito além dos objetivos estritamente económicos. A contribuição para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade em que a Qmetrics está inserida é uma nossa preocupação constante.


Equipa de Gestão

A Qmetrics integra uma equipa de especialistas nas vertentes da Data Science, da Gestão de Informação, do Marketing, da Economia, da Gestão de Empresas, podendo responder de forma integrada às diversas vertentes dos problemas colocados pelos seus clientes.


Pedro Simões Coelho

É atualmente Gerente da Qmetrics, Presidente do Conselho de Administração da QGA, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Conselho Científico da NOVA Information Management School (NOVA IMS). É igualmente investigador do Centro de Investigação em Gestão de Informação (MagIC) dessa universidade, Professor Visitante da Faculty of Economics – Ljubljana University (FELU) e coordenador de dados e informação da Unidade de Investigação Clínica da Universidade Nova de Lisboa. É atualmente consultor sénior da Comissão Europeia, onde desenvolve atividade relativa à criação e aplicação de metodologias no âmbito da auditoria dos fundos estruturais.

Anteriormente, foi Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD), Vogal do Conselho Superior de Estatística de Portugal e Presidente do Conselho fiscal do Centro Europeu de Estatística para os Países em Vias de Desenvolvimento (CESD-Lisboa) e Diretor da NOVA Information Management School.

Agregação em Estatística (NOVA), Doutoramento em Estatística (na especialidade de Sondagens e Estudos de Mercado), Mestrado em Estatística e Gestão de Informação e Licenciatura em Engenharia de Sistemas Decisionais.

É autor de mais de cerca de duas centenas de estudos e projetos, destacando-se a coordenação do Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI-Portugal) e do Índice de Sustentabilidade do SNS, bem como diversos projetos no âmbito da avaliação de políticas públicas para o estado português e organizações internacionais (ex. Comissão Europeia e OCDE) e projetos de avaliação de impacto social e económico na área da saúde. É autor de mais de uma centena de publicações científicas e apresentou igualmente perto de uma centena de seminários, conferências e comunicações. Tem sido consultor de diversas organizações, destacando-se o Eurostat, o Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística e a Comissão Europeia.

Pedro Simões Coelho
Manuel José Vilares

Manuel José Vilares

É Co-fundador e Gerente da Qmetrics. Até muito recentemente, foi Professor Catedrático na NOVA IMS (NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, www.novaims.unl.pt) e Consultor Sénior do Conselho de Administração do Banco de Portugal.

Anteriormente, foi também Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Fundador e primeiro Diretor da NOVA IMS e Conselheiro Sénior da Comissão Europeia para assuntos estatísticos e económicos, no Programa TACIS.

As suas principais áreas de consultoria, ensino e investigação são econometria, economia, sistemas de informação estatística, análise de risco e comportamento do consumidor, com particular ênfase nos modelos de experiência do cliente. É autor de numerosos livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro. Ao longo dos anos, tem sido Coordenador de Investigação de vários projetos, sendo o último deles o projeto desenvolvido por um consórcio europeu: “Measuring the Cultural and Creative Sectors in the EU” (2020-2022).

Licenciatura em Economia pela Universidade do Porto, Doutoramento de Estado em Economia pela Universidade de Dijon e Agregado em Econometria pela Universidade NOVA de Lisboa. Prémio Vouters da melhor tese em Economia pela Universidade de Dijon. Galardoado “Officier dans l'Ordre des Palmes Académiques” pelo Governo francês.

Manuel José Vilares

Susana Justo

É Diretora Geral da Qmetrics, ocupando esta função desde Janeiro de 2006, Gerente da Qdata desde Fevereiro de 2008 e Vogal do Conselho de Administração da QGA. Foi Diretora de Estudos na Qmetrics, de Maio de 2000 a Dezembro de 2005. Desempenha as funções de Diretora Técnica no ONRH (Observatório Nacional dos Recursos Humanos). Trabalhou anteriormente como consultora na área dos estudos de mercado e como técnica de estatística na ACNielsen.

Pós-Graduação em Marketing Research pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e Licenciatura em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Susana Justo
Sónia Santos

Sónia Santos

Atualmente é Coordenadora de Equipa na Qmetrics. A sua principal responsabilidade incide sobre a coordenação de equipas, bem como a implementação técnica e operacional dos projetos, a validação dos dados recolhidos, o tratamento e análise de dados e elaboração dos relatórios.

Pós-graduação em Marketing Research e CRM (2012) e Licenciatura em Gestão de Informação (2011), ambos pela NOVA Information Management School (NOVA IMS).

Sónia Santos