Quem somos


A Nossa História

2000

Criação da Qmetrics, S.A.

2002

Criação do Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) em parceria com a APG - Associação Portuguesa de Gestores de Pessoas, a APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade e a empresa Qual.

2007

Criação da Qdata, Lda., empresa especializada na recolha de dados, dando início à criação do Grupo Qmetrics.

2011

Criação da CloudMetrics, serviço especializado na monitorização das redes sociais. Criação do prémio Melhores Fornecedores em Recursos Humanos, em parceria com a Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos (APG) e a empresa Mínimos Quadrados.

2012

Criação do prémio Best Team Leaders. em parceria com a Tema Central.

2017

Estabelecimento de parcerias com as empresas internacionais Qualtrics e Clarabridge.

2019

Criação do Barómetro Gerador Qmetrics.

2020

Atualização da estrutura do Grupo Qmetrics: criação da empresa QGA, S.A. e da empresa Qmetrics, Lda. Estabelecimento de parceria com a Microsoft na área da experiência do Cliente. Líder do consórcio internacional selecionado pela Comissão Europeia para realizar o projeto “Measuring the Cultural and Creative Sectors in the EU”


Missão, Visão e Valores

Missão

A missão central da Qmetrics é contribuir para a competitividade das empresas, apoiando-as no fornecimento de produtos e/ou serviços com os níveis de qualidade que asseguram uma experiência positiva dos seus clientes e colaboradores e, consequentemente o seu desenvolvimento num mercado cada vez mais competitivo e global.

Visão

A Qmetrics pretende ser uma referência de rigor e profissionalismo nas suas áreas de atividade, com elevada capacidade de inovação e de criação de valor para os seus clientes.

Valores

Os principais valores que pautam a atividade da Qmetrics são:

Excelência

Excelência

Procuramos sempre ir mais além na melhoria da qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes.

Inovação

Inovação

Estamos sempre abertos a novas ideias que nos permitam melhorar as nossas metodologias de trabalho.

Integridade

Integridade

Consideramos que a necessidade de competir não exclui o dever de ser honesto e íntegro nos nossos comportamentos.

Respeito

Respeito

Respeitamos os colaboradores, os clientes, os parceiros e o conjunto da comunidade.

Trabalho em Equipa

Trabalho em Equipa

Reconhecemos que ser membro de uma equipe de sucesso é tão importante no trabalho como na vida.

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

As nossas preocupações vão muito além dos objetivos estritamente económicos. A contribuição para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade em que a Qmetrics está inserida é uma nossa preocupação constante.


Equipa de Gestão

A Qmetrics integra uma equipa de especialistas nas vertentes da Data Science, da Gestão de Informação, do Marketing, da Economia, da Gestão de Empresas, podendo responder de forma integrada às diversas vertentes dos problemas colocados pelos seus clientes.


Pedro Simões Coelho

É atualmente Gerente da Qmetrics, Presidente do Conselho de Administração da QGA, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Conselho Científico da NOVA Information Management School (NOVA IMS). É igualmente investigador do Centro de Investigação em Gestão de Informação (MagIC) dessa universidade, Professor Visitante da Faculty of Economics – Ljubljana University (FELU) e coordenador de dados e informação da Unidade de Investigação Clínica da Universidade Nova de Lisboa. É atualmente consultor sénior da Comissão Europeia, onde desenvolve atividade relativa à criação e aplicação de metodologias no âmbito da auditoria dos fundos estruturais.

Anteriormente, foi Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD), Vogal do Conselho Superior de Estatística de Portugal e Presidente do Conselho fiscal do Centro Europeu de Estatística para os Países em Vias de Desenvolvimento (CESD-Lisboa) e Diretor da NOVA Information Management School.

Agregação em Estatística (NOVA), Doutoramento em Estatística (na especialidade de Sondagens e Estudos de Mercado), Mestrado em Estatística e Gestão de Informação e Licenciatura em Engenharia de Sistemas Decisionais.

É autor de mais de cerca de duas centenas de estudos e projetos, destacando-se a coordenação do Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI-Portugal) e do Índice de Sustentabilidade do SNS, bem como diversos projetos no âmbito da avaliação de políticas públicas para o estado português e organizações internacionais (ex. Comissão Europeia e OCDE) e projetos de avaliação de impacto social e económico na área da saúde. É autor de mais de uma centena de publicações científicas e apresentou igualmente perto de uma centena de seminários, conferências e comunicações. Tem sido consultor de diversas organizações, destacando-se o Eurostat, o Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística e a Comissão Europeia.

Pedro Simões Coelho
José Mourarias

José Mourarias

José Mourarias é atualmente Docente convidado na NOVA IMS e administrador nas empresas, Arquiconsult, SoftStore e Qmetrics é licenciado em Eng.ª de Sistemas Decisionais e tem pós-graduações pela Universidade Católica em Gestão, Empreendedorismo e Gestão da Inovação. Conta com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão e na Indústria de Tecnologias de Informação em particular soluções de ERP, CRM e BI.

José Mourarias

Ricardo Vilares

Atualmente é gerente e apoia o desenvolvimento da área digital da Qmetrics. A sua carreira passou pela criação de diversos negócios que se destacam:

  • •  Mygon, um site de e-commerce com mais de 200 mil utilizadores.
  • •  Boost Tourism, empresa com diferentes marcas na área de turismo, atividades de teambuilding, catering e mobilidade elétrica.
  • •  GuestU, uma aplicação para o sector hoteleiro, em formato SaaS, com clientes em mais de 30 países.

Antes de fundar estes negócios trabalhou 3 anos como consultor na área de Corporate Finance – M&A na KPMG.

Possui uma Licenciatura e um Mestrado em Economia pela Nova SBE.

Ricardo Vilares
Susana Justo

Susana Justo

É Diretora Geral da Qmetrics, ocupando esta função desde Janeiro de 2006, Gerente da Qdata desde Fevereiro de 2008 e Vogal do Conselho de Administração da QGA. Foi Diretora de Estudos na Qmetrics, de Maio de 2000 a Dezembro de 2005. Desempenha as funções de Diretora Técnica no ONRH (Observatório Nacional dos Recursos Humanos). Trabalhou anteriormente como consultora na área dos estudos de mercado e como técnica de estatística na ACNielsen.

Pós-Graduação em Marketing Research pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e Licenciatura em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Susana Justo

Pedro Borrego

Atualmente é Diretor de Estudos na Qmetrics. Desenvolve uma atividade profissional enquanto Consultor desde 2012 e tem mais de 10 anos de experiência a leccionar disciplinas de Análise de Dados no Ensino Superior. Recentemente colaborou como Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A nível académico já publicou 24 artigos científicos em jornais internacionais de referência (7 dos quais como primeiro autor) no domínio das Ciências da Saúde e da Economia de Saúde.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Universitário Egas Moniz (2004), completou em 2011 o Doutoramento em Farmácia na Universidade de Lisboa e em 2017 especializou-se em Análise e Gestão de Informação na NOVA Information Management School (Nova IMS).

Pedro Borrego
Sónia Santos

Sónia Santos

Atualmente é Coordenadora de Equipa na Qmetrics. A sua principal responsabilidade incide sobre a coordenação de equipas, bem como a implementação técnica e operacional dos projetos, a validação dos dados recolhidos, o tratamento e análise de dados e elaboração dos relatórios.

Pós-graduação em Marketing Research e CRM (2012) e Licenciatura em Gestão de Informação (2011), ambos pela NOVA Information Management School (NOVA IMS).

Sónia Santos