Análise de Preferências

Case Studies

Banca

Objetivos

Um banco internacional, recentemente instalado em Portugal, pretendia tornar-se o banco líder junto dos naturais do seu país de origem, através da definição de uma oferta de serviços competitiva e adequada às preferências deste segmento de clientes. O banco contratou a Qmetrics para o apoiar na definição e implementação da melhor estratégia.

Abordagem Qmetrics

A Qmetrics realizou um inquérito às preferências dos clientes, tendo posteriormente recorrido a um modelo de análise conjunta. Desta forma, foi identificada a importância dos vários atributos e estimadas as quotas de mercado potenciais para cada produto bancário avaliado. Adicionalmente, a Qmetrics cedeu ao cliente um simulador de mercado que permitiu analisar diversos impactos, de forma a simular várias alternativas, com o objetivo de aumentar a quota de mercado do banco em cada produto.

Resultados

Com base no conjunto de análises e recomendações fornecidas pela Qmetrics, o banco:

  • Criou novos produtos bancários mais adequados às necessidades do segmento de clientes alvo;
  • Remodelou a sua oferta de produtos bancários, tendo em conta o maior conhecimento da procura direcionada a esses produtos;
  • Identificou os segmentos de potenciais clientes para os quais dirigiu a política de divulgação dos vários produtos;
  • Duplicou a sua quota de mercado, no prazo de um ano, no segmento de clientes alvo;
  • Melhorou largamente o seu desempenho económico e financeiro.

Transportes públicos

Objetivos

Uma empresa de transportes públicos contratou a Qmetrics para a apoiar na definição de uma nova política tarifária que lhe possibilitasse reduzir os elevados prejuízos, sem perder a quota de mercado.

Abordagem Qmetrics

A abordagem da Qmetrics incluiu a realização de um inquérito às preferências dos clientes e potenciais clientes, e à utilização de um modelo de análise conjunta. Com base nestes instrumentos foi avaliado o impacto de determinadas alternativas de política tarifária na procura e criado um simulador de mercado que permitiu testar diferentes cenários de preços sem perder quota de mercado.

Resultados

Com base no conjunto de análises e recomendações fornecidas pela Qmetrics, a empresa de transportes:

  • Estabeleceu uma nova política tarifária baseada no conhecimento da sensibilidade ao preço dos seus clientes e potenciais clientes;
  • Reestruturou alguns dos serviços de acordo com necessidades identificadas para clientes de transportes públicos na região;
  • Identificou as melhorias de qualidade de serviço com mais utilidade para os clientes de forma a compensar os efeitos do aumento de preço;
  • Reduziu significativamente o nível de prejuízo operacional, sem reduzir a sua quota de mercado;
  • Melhorou significativamente a sua rentabilidade.