Estudos de Imagem e Notoriedade

Case Studies

Banca

Objetivos

Um banco contratou a Qmetrics para avaliar o modo como a população classifica e compara a imagem dos principais bancos de modo a conseguir posicionar-se junto dos mais notáveis do setor. Adicionalmente, pretendia ainda perceber os pontos fortes e fracos associados à sua imagem bem como identificar as melhorias a implementar.

Abordagem Qmetrics

A metodologia utilizada pela Qmetrics consistiu na recolha de informação através de um inquérito junto dos clientes do setor bancário. Os resultados foram obtidos mediante a utilização de métodos específicos dos estudos de imagem.

Resultados

Com base no conjunto de análises e recomendações fornecidas pela Qmetrics, o cliente:

  • Implementou estratégias de marketing para associar à imagem aspetos considerados relevantes pelo mercado;
  • Corrigiu os pontos fracos associados à marca, através da implementação das medidas indicadas;
  • Identificou os atributos de imagem mais relevantes para o mercado;
  • Delineou planos de ação tendo em vista atingir, no curto prazo, os objetivos que pretendia alcançar, tendo ultrapassado o principal concorrente em termos de imagem, e consequentemente tendo-se aproximado do posicionamento ideal do seu mercado;
  • Desenvolveu campanhas com elevada visibilidade pública para divulgação do novo posicionamento da imagem;
  • Tornou-se um dos bancos com maior notoriedade no setor.

Seguros

Objetivos

Uma seguradora contratou a Qmetrics para a apoiar na renovação da sua imagem institucional de forma a transmitir ao mercado os seus valores internos. Esta remodelação teria como base a opinião transmitida pelos seus clientes e colaboradores.

Abordagem Qmetrics

Para a concretização do estudo, a Qmetrics realizou um inquérito aos clientes e colaboradores com o intuito de recolher as opiniões e sugestões. Posteriormente, foram utilizadas técnicas inovadoras que permitiram identificar as principais áreas de atuação tendo em vista o reposicionamento da marca.

Resultados

Com base no conjunto de análises e recomendações fornecidas pela Qmetrics, o cliente:

  • Reestruturou a respetiva imagem e marca, incluindo o logótipo e o slogan;
  • Apostou em campanhas eficazes de divulgação dos valores associados à marca;
  • Promoveu a implementação de ações de formação junto dos colaboradores e rede de mediadores de forma a transmitir os valores associados à nova imagem;
  • Ganhou maior notoriedade junto do mercado;
  • Aumentou a sua quota de mercado.

Telecomunicações

Objetivos

Uma empresa de telecomunicações contratou a Qmetrics para avaliar de que modo as notícias recentemente veiculadas na imprensa e nas redes sociais influenciavam a perceção da população sobre a sua imagem institucional. Pretendia igualmente comparar a sua imagem com a imagem de outras grandes empresas do mesmo setor de atividade.

Abordagem Qmetrics

A abordagem da Qmetrics incluiu a realização de um inquérito para recolher a perceção da população sobre a imagem da empresa e dos concorrentes, tendo igualmente utilizado modelos específicos para a estimação da imagem. Simultaneamente passou a realizar uma monitorização permanente das redes sociais com base no seu software Cloudmetrics.

Resultados

Com base no conjunto de análises e recomendações fornecidas pela Qmetrics, a empresa de telecomunicações:

  • Foi aconselhada a intensificar a comunicação institucional como forma de neutralizar/reduzir os efeitos das mensagens negativas;
  • Passou a intervir nas redes sociais de forma a minorar os efeitos negativos de rumores adversos e passou a ser um dos operadores mais positivamente referenciados neste meio;
  • Tornou-se a mais lembrada pelos entrevistados na menção espontânea, tendo-se posicionado entre as três empresas mais referidas nos atributos avaliados;
  • Identificou os atributos de imagem aos quais está mais associada e aqueles onde tem de melhorar o seu posicionamento;
  • Melhorou o posicionamento em relação às empresas concorrentes nos atributos onde se encontrava pior posicionada.