METODOLOGIA QMETRICS

Estudos de Imagem e Notoriedade

A metodologia baseia-se:

  • Na realização de estudos de mercado junto de amostras de clientes;
  • Na aplicação de análises MDS (Multidimensional Scaling) – análises fatoriais e análises de correspondências – e de análises estatísticas descritivas;

Esta metodologia permite obter um conjunto de resultados:

  • Índices de Imagem (por ex. imagem institucional e imagem de produtos e serviços);
  • Índices de Notoriedade da marca, incluindo top of mind, notoriedade espontânea, etc.;
  • Análise dos atributos de imagem e posicionamento da empresa face à concorrência;
  • Importância dos diferentes atributos na formação da imagem;
  • Posicionamento relativo da marca frente às marcas concorrentes e/ou ao ideal;
  • Posicionamento relativo dos diferentes segmentos de mercado e sua associação aos vários atributos de imagem;
  • Pontos fortes e pontos fracos da organização, do ponto de vista da imagem, face à concorrência e face ao ideal;
  • Planos de ação que visem a melhoria da imagem e/ou reposicionamento no mercado.