METODOLOGIA QMETRICS

Análise de Preferências

Metodologia:

A metodologia da Qmetrics para analisar as preferências do cliente inclui:

  • a realização de um inquérito aos clientes;
  • a especificação e estimação de modelos de análise conjunta (conjoint analysis).

A Qmetrics adota as mais inovadoras técnicas de análise conjunta incluindo Choice Based Conjoint e Adaptive Conjoint Analysis.

Utiliza um software específico para Análise Conjunta, o SSI WEB da Sawtooth Software, que apoia a construção de questionários otimizados, permitindo implementar vários métodos de análise conjunta e simulações de mercado para testar cenários alternativos.

Deste modo conseguem-se obter os seguintes resultados:

  • Importâncias das características/atributos dos produtos considerados relevantes, incluindo análises para o conjunto do mercado e por segmento de clientes;
  • Hierarquização da importância relativa dos atributos;
  • Análise dos trade-offs entre atributos da análise, nomeadamente os verificados entre os fatores relacionados com o preço e os relacionados com a qualidade do serviço;
  • Análise da sensibilidade ao preço por parte dos clientes de cada uma das marcas no mercado;
  • Simulação dos mercados alternativos e consequentes movimentos de clientes em função da introdução de diferentes alternativas na configuração dos produtos;
  • Taxas de adesão e quotas de mercado esperadas para cada um dos produtos/serviços.