Mensagem do Presidente

As organizações reconhecem atualmente a importância da qualidade de serviço, da satisfação do cliente e do envolvimento dos seus colaboradores. Estas dimensões têm impactos determinantes na rentabilidade e no valor das organizações, sejam elas empresas ou entidades de serviço público.

As metodologias disponíveis até recentemente não permitiam medir adequadamente tais ativos, avaliar o retorno do investimento na melhoria da qualidade percecionada pelos clientes, ou mesmo conhecer os impactos de decisões das organizações sobre estes ativos.

A Qmetrics, fundada em 2000, procura cobrir estas lacunas oferecendo uma solução para estas dificuldades, com base em metodologias que permitem uma medição e quantificação rigorosa destes ativos e dos seus efeitos nas dimensões de negócio. Deste modo, a missão da Qmetrics é contribuir para a competitividade dos nossos Clientes, apoiando-os no fornecimento de produtos e/ou serviços que vão de encontro às preferências do cliente, de modo a melhorar o seu índice de satisfação e a promover a lealdade do cliente. De facto, a satisfação e a lealdade do cliente são indicadores avançados da rentabilidade financeira da organização, pelo que uma contribuição fundamental da Qmetrics é a de contribuir para determinar os drivers do negócio com impacto na rentabilidade.

Como recursos, a Qmetrics faz uso de modernas metodologias, das melhores práticas internacionais e de uma equipa de reconhecidos especialistas, nacionais e estrangeiros, empenhados no rigor técnico e na excelência dos serviços prestados. A recolha de dados com elevado rigor constitui um requisito indispensável para poder prestar um serviço de excelência aos seus clientes, residindo aqui a razão que esteve na base da criação, em 2007, da filial Qdata (www.qdata.pt).

A Qmetrics alargou em 2012 a sua atividade ao Brasil com a abertura do escritório de São Paulo. Trata-se de um desafio importante que deverá permitir à Qmetrics a sua implantação num mercado promissor e de grande dimensão e dotar as empresas e outras organizações brasileiras de novos instrumentos para melhoria de seu perfil competitivo e o consequente aumento de sua lucratividade.

Um importante passo da Qmetrics Brasil nesta direção foi dado recentemente com o lançamento, em conjunto com a Universidade de São Paulo e o ACSI – American Customer Satisfaction Index, do BCSI – Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente (www.braziliancsi.com.br) que se pretende que constitua a referência nacional neste domínio.

O Presidente do Conselho de Administração

Manuel J. Vilares